Conheça o Método Introspecção, uma das minhas ferramentas de trabalho.
- Dimas Froner

- 3 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de mar. de 2020

Dezenas de pesquisas apontam que as pessoas estão a cada mais tensas, ansiosas e estressadas e que vivemos uma séria crise de valores que estende-se da família às organizações. Esse foi um dos principais motivos que me impulsionou a voltar-me para a área de desenvolvimento das pessoas.
A grande pressão para suprir as necessidades materiais e o status, gera desorientação, tristeza, medo, hostilidade e competitividade entre as pessoas no ambiente profissional, social e pessoal.
Tudo isto faz com que estejamos sempre correndo contra o tempo, com pressa para chegar em algum lugar. No trânsito, nos ônibus lotados, na rotina repetitiva e frenética... Agimos como se estivéssemos sempre atrasados e culpados por pensarmos que o que fazemos nunca é o máximo que podemos dar de nós mesmos. Se identificou?
A filial brasileira da Internacional Stress Management Associativo (ISMA-BR), associação que estuda prevenção e tratamento do estresse no mundo, aponta que, apenas no ambiente de trabalho, 70% dos brasileiros sofrem desse problema. Desses, 30% já apresentam sintomas de burnout, que é o estado constante de exaustão física e mental. As mulheres também são vítimas: “O estresse do dia a dia, como a preocupação com as contas a pagar, as cobranças do chefe e ou com subordinados, o cuidado com os filhos, acaba por afetar e muito, o desejo sexual e a queda da libido feminina”.(ISMA-BR)
Porque Vivemos?
A humanidade corre sempre contra o tempo, pois precisa trabalhar para sobreviver, se manter, se alimentar. Uns gerenciam, outros administram, outros executam, mas, independentemente disso, a estrutura social da atualidade é pautada no trabalho. E, assim, vive-se para trabalhar, quando deveria ser o contrário, trabalhar para viver, para suprir o sustento. Mal se aproveita aquilo que é conquistado a sangue e suor, pois a corrida contra o tempo não permite. Com isto os valores como ética, caráter, honestidade, estão ficando pelo caminho. E estão sendo apontadas como uma das principais causas das demissões.
As pessoas parecem que não estão mais dando o devido valor aos valores. A prática do afeto, do carinho, da compaixão, da fraternidade, do abraço e do amor, parece que estão sendo vistos como coisas do passado. O tempo para o diálogo, o bate papo em família, e entre amigos, está se perdendo e a oração está sendo esquecida.
Resultado de estudos médicos e científicos, mostram que o estresse causa:
FOBIAS: (medo excessivo)
1. Medo de altura, insetos etc.
2. Medo de lugares fechados, como elevadores
3. Medo de falar em público
4. Medo de ficar sozinho;
5. Medo da indiferença, de ser esquecido
6. Medo da pobreza
7. Medo da morte
CRENÇAS LIMITANTES:
1. Não sou bom o suficiente
2. Não consigo aprender isso
3. Eu não posso / não consigo / não sei fazer isso
4. Isso é coisa pra homem/mulher
5. Os outros precisam mudar para minha vida melhorar 6. O dinheiro é sujo/Só é rico quem rouba
DISTÚRBIOS:
1. Autoestima baixa (complexo de inferioridade)
2. Sentimento de culpa
3. Frustrações
4. Culto excessivo ao corpo: anorexia/vigorexia
5. Compulsão alimentar - Obesidade
6. Auto sabotagem
7. Procrastinação
8. Angustia, Ansiedade, tristeza
9. Síndrome do pânico
10. Pensamentos de morte
11. Dificuldade de concentração
VÍCIOS:
1. Jogo
2. Álcool
3. Cigarros/drogas
4. Trabalhar demais
5. Não trabalhar
6. Dependência de sexo
7. Adrenalina: estão buscando sempre atividades de risco ou
8. Dependência tecnológica: viciados em internet, jogos digitais e celulares;
TRAUMAS EMOCIONAIS:
1. Perda de entes queridos (luto)
2. Abuso sexual
3. Violência ou ameaças
4. Desafeto/Desilusão amorosa
5. Mudança repentina, especialmente se ocorrem na infância ou adolescência.
A SOLUÇÃO Com esses diagnósticos e imerso no universo rodeado pela Hipnose Clínica, PNL, Programação Neurolinguística e Auto Hipnose, mergulhei nos estudos da física quântica, e iniciei o Curso em Psicanálise, pelo IBPC. Foi nesse curso que surgiu o Método Introspecção.
Aplicado em terapias individuais e ou treinamentos em Grupos, o método une técnicas e ferramentas da PNL - Hipnose Clínica e Física Quântica, em um formato integrado e dinâmico, que potencializa geram resultados promissores:
Na vida pessoal, para lidar e resolver bloqueios emocionais, traumas, crenças limitantes, fobias (medo descontrolado), ansiedade, tristeza profunda e estresse; distúrbios alimentares, do sono entre outros.
Na vida familiar, permite que o participante seja capaz de recodificar e ressignificar a forma como se relaciona com as pessoas que mais ama, reprogramando sua mente de uma forma que consiga viver feliz e plenamente com aquelas pessoas que merecem a sua atenção e carinho.
Na vida profissional, o participante define as metas que deseja atingir nas áreas de Liderança, Gestão, Profissionais da Saúde, vendas, entre outras. A aplicação do Método Introspecção, leva a pessoas a readquirir autoconfiança, coragem, enfim o empoderamento, atingindo assim o sucesso almejado.
Ficou interessado?







Comentários