top of page

Medo de Falar em Público? Entenda como a Hipnose Clínica pode ajudar!

Atualizado: 7 de mar. de 2020

Sua apresentação está prestes a começar, e de repente a insegurança assume o controle e você tem vontade de sair correndo! Quando você é chamado então... um verdadeiro pânico toma conta de você. Frio na barriga, estômago embrulhado, mãos suadas, garganta seca, pernas tremendo e... O branco! De repente, tudo desaparece da sua frente, inclusive as anotações do seu discurso, que ficam embaçadas.

ree

Você já sentiu ou sente estas sensações todas as vezes que precisa falar em pé perante um grupo de pessoas ou diante de plateias?


Este é um dos maiores temores da humanidade, alguns classificam como sendo o segundo medo, superando até o medo da morte.


Em 2015, o Jornal Britânico Sunday Times, constatou que o medo de falar em público era a fobia mais aterrorizante, entre os ingleses.


Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados disseram ter mais medo de falar em público do que de doenças graves ou até mesmo da morte.


Segundo estudos, mais de 50% da população tem completo pânico de apresentar, trabalhos, projetos ou de discursar. O medo de falar em público é algo real, que afeta e prejudica muitas pessoas, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.


Este sintoma tem um nome, chama-se glossofobia:

“Glossofobia (do grego: glōssa (γλῶσσα), "língua" + fobos (φόβος), "medo" ou "temor") é o medo de falar em público. Muitas pessoas apenas possuem esta fobia, enquanto outras podem também possuir sociofobia. O medo de palco pode ser um sintoma de glossofobia.

Conceito de fobia

Fobia é um substantivo feminino e tem origem no grego phóbos e no francês phobie.

Trata-se de um medo exagerado ou uma aversão absurda a algo ou alguém. Assim, promove uma sensação patológica de angústia e que não passa logo. Dessa forma, provoca uma ansiedade extrema em quem lida com o problema.



Quando falamos de patologia, estamos dizendo que a fobia é considerada uma doença psicológica. O medo, a angústia e a repulsa causados por ela são algo considerado muito além do normal. Assim sendo, trata-se de uma condição que paralisa quem a tem, comprometendo assim seriamente a vida da pessoa.


Esse medo pode ser de algo que represente perigo real. No entanto, na maioria dos casos, aparece diante de situações que não apresentam pouco ou nenhum perigo real. Isso significa que a ansiedade que resulta desse sentimento é diferente da ansiedade normal sentida em situações de perigo.


Quais são as causas?

Um dos motivos que temos medo de falar em público e sentimos ansiedade é porque temos medo de sermos julgados pelas outras pessoas... A maioria das pessoas têm dificuldades para falar em público, então nossa preocupação sobre o que os outros pensam de nós é bastante exagerada.


O desafio de quem tem medo de falar em público

O maior desafio das pessoas em relação a falar em público não é memorizar um texto, ter domínio do assunto ou mesmo conhecer técnicas de oratória.


Poucos sabem disso, mas a oratória também é um processo emocional. Não se trata apenas de técnica.


Muitos advogados e empresários, professores dominam assuntos relacionados à sua profissão, mas têm medo de falar em público! E isso acontece porque lhes falta o autodomínio emocional.


As experiências de vida, crenças limitantes e traumas de uma pessoa podem refletir profundamente no seu desempenho e autoconfiança para falar em público e até mesmo coisas simples, como falar o nome, idade e coisas que gosta, fica difícil de falar


Medo da exposição

Por que temos medo da exposição? Quando nos expomos, corremos o risco de sermos julgados pelas pessoas. Aceitos ou rejeitados. E o medo de rejeição e do não pertencimento é um dos principais fatores que impedem uma pessoa de falar em público.


Em uma perspectiva psicanalítica, para entender porque uma pessoa tem medo de se expor, é necessário levar em conta sua história, crenças e valores.


Como surge o medo da exposição?

Segundo a psicanálise, o medo de exposição pode ser explicado por meio da teoria freudiana do desenvolvimento psicossexual infantil. Mais especificamente, na fase anal de desenvolvimento.


Nesta fase, a criança está recebendo muito dos pais e, inconscientemente, quer retribuir. E o que ela tem a oferecer de forma concreta? Apenas urina e fezes.


Por ser uma fase muito delicada para a criança, qualquer descuido pode causar vários complexos em sua vida adulta, pois, de acordo com a psicanálise, toda vergonha que sentimos hoje é fruto da fase anal.


A atitude da mãe frente à criança desenvolve crenças positivas, como a ideia de que o que ela tem a oferecer é algo bom. Que tem muito a oferecer.


Os traumas da infância

Além disso, outra situação que pode desencadear o medo de falar em público é quando, na escola, a criança pede para ir ao banheiro. Mas o professor não deixa e ela acaba urinando na calça.


Nesse momento, ela se torna o destaque da sala, porém de forma negativa. Ela se sente humilhada, envergonhada e, inconscientemente, aprende que entrar em exposição é humilhante e perigoso. Por isso, tende-se a se isolar.


Em outra situação, os pais, para manterem os filhos próximos, dizem: “Você pode ficar com o papai, mas tem que ficar quieto.”


A criança aceita porque quer ficar junto dos pais. Mas, pode desenvolver crenças como: “Para que eu pertença, para que fique ao lado de quem eu amo, para que ninguém me mande embora… Preciso ficar quieto, não posso me expressar.”


Sendo assim, fica claro que o medo de falar em público pode ter diversas causas e pode acabar desencadeando, inclusive, fobia social.


Na visão da psicanálise, é importante identificar as causas que fazem a pessoa ter esse medo, para prosseguir com o tratamento.


A Hipnose Superando a Fobia

Agora você vai ter a oportunidade de se livrar definitivamente desta fobia. Por meio da hipnoterapia e da PNL, é possível mudar essa Programação Mental Negativa e instalar novas crenças, que ajudem você a se expressar e raciocinar em pé diante de grupos e plateias.


Em até quatro sessões, é realizado um escaneamento de todos os possíveis traumas, ansiedade fobias e bloqueios emocionais, sendo inseridos gatilhos/ancoras emocionais capazes de fazer com que esses registros passem a ser associados a sentimentos positivos de empoderamento (coragem + autoconfiança +segurança e bem-estar).


Ao voltar de cada transe, começará a se sentir completamente diferente, e conseguirá enfrentar de maneira natural o que antes era um imenso desafio.

Em pouco tempo você estará sentindo prazer de exercitar esta prática fantástica de poder falar em público sempre que se fizer necessário.


Ficou interessado?

Comentários


54 9 9922-2426

Rua Dr  Montaury, 11128 sala 53 -

5° Andar -  CEP 95020-190
ED.  Geminni II

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

©2020 por Dimas Froner - Hipnose e PNL Clínica.

bottom of page