Como a Hipnose pode tratar a ansiedade?
- Dimas Froner

- 11 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de mar. de 2020

Antes de falar sobre o tratamento, vamos entender um pouquinho a ansiedade?
A ansiedade é um comportamento resultante de nossa adaptação evolutiva, já que, no ambiente hostil em que viviam nossos ancestrais, os indivíduos ansiosos acabavam tendo mais chances de sobreviver por estarem sempre mais preocupados e atentos a algum possível perigo.
Porém, o que era uma vantagem evolutiva se tornou, hoje, um problema, um distúrbio, característico da modernidade. Curiosamente, o ser humano transferiu seus medos e suas preocupações para situações mais corriqueiras, o que ainda é potencializado pela rotina acelerada e pela falta de tempo para relaxar e se desligar do estresse diário.
Tudo isso transforma a ansiedade em um problema de difícil controle.
O Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o País tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. O tabu em relação ao uso de medicamentos, entretanto, ainda permanece.
A dificuldade de lidar com as preocupações acabam dominando o indivíduo com sensações de medo, temor do futuro que o paralisa, com sentimento de impotência que o deixa ainda mais vulnerável, em muitos momentos desmotivado em seu trabalho, vivendo em situação de risco em seus relacionamentos, tomado pela dúvida, preocupado excessivamente com as finanças e comprometendo cada vez mais sua saúde.
Os sintomas são bastante variados, podendo ser físicos e psicológicos.
Os mais comuns são:
Taquicardia;
Sudorese;
Falta de ar;
Tremedeira;
Cansaço;
Boca seca;
Insônia;
Diarreia;
Náuseas;
Medo;
Tensão;
Tontura;
Irritabilidade;
Dificuldade de concentração.
A ansiedade pode causar o surgimento de enfermidades psicossomáticas, ou seja, doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão entre outros males.
Uma crise pode acontecer de repente e, como o paciente normalmente não consegue controlar os sintomas, tende a ficar ainda mais nervoso. Em pouco tempo, estes distúrbios começam a prejudicar a performance no trabalho e o convívio social. A pessoa passa a ter dificuldades até mesmo em realizar simples tarefas do dia a dia.
As consequências, muitas vezes, é o isolamento, pensamentos negativos e a baixa autoestima. Por isso, a importância de um diagnóstico precoce e a busca imediata por um tratamento que realmente seja eficaz são tão importantes.
COMO É O TRATAMENTO DE HIPNOSE PARA ANSIEDADE?
Quando o quadro de ansiedade já está instalado, dificilmente um paciente conseguirá se recuperar sem uma ajuda.
Atualmente, existem diversos tipos de tratamentos. Entre os principais estão a hipnose e a terapia convencional. Nos dois casos, o profissional vai tentar descobrir o que causou o problema, para então fazer com que os efeitos sobre o paciente sejam minimizados. No entanto, o que difere as duas técnicas, é a forma como cada uma é realizada.
Uma das grandes vantagens da hipnose, é o tempo de tratamento. Já nas primeiras sessões, é possível notar sinais de recuperação. Para que você entenda melhor, na psicanálise, o terapeuta tenta encontrar a causa por meio de conversas com o paciente, que muitas vezes também não sabe identificar o causador do problema.
Com a hipnose, o profissional auxilia o paciente a entrar em um estado de relaxamento profundo. É o chamado transe. O que acontece é a diminuição da frequência cerebral e aumento da concentração. É nesse momento que o hipnoterapeuta tem acesso ao subconsciente, fazendo com que o paciente encontre o episódio exato em que aquele trauma foi desencadeado.
A partir de então, durante as sessões, é possível fazer com que a pessoa reviva esse momento repetidas vezes. Ela é encorajada, por meio da autoconfiança, a enfrentar a situação e mudar suas percepções em relação ao evento traumático.
A hipnose para ansiedade, portanto, ajuda o paciente a encontrar o evento causador do trauma e trabalhar o consciente de maneira que ele consiga superá-lo.
A pessoa que antes sofria de ansiedade aprende a sair do estado de alerta, a buscar o relaxamento e o repouso da mente. Dessa forma, os níveis de ansiedade diminuem até deixarem de ser um problema.
E a técnica ainda vai além. Muitos hipnoterapeutas auxiliam o paciente a fazer uma reprogramação mental, (PNL) ou seja, aprender a controlar seus pensamentos de maneira a eliminar atitudes negativas. Dessa forma, ele passa a encarar melhor seus problemas, recuperando assim a qualidade de vida.
Ficou interessado?
Agende um horário ou tire suas dúvidas! :)







Comentários